Quando falamos em livro interativo, logo nos vêm à cabeça aquelas publicações cheias de abas pop-up, partes para puxar, girar e até botões que fazem surgir sons ou músicas. Pois esqueça tudo isso antes de abrir Aperte aqui, obra genial do francês Hervé Tullet, de quem já indicamos O livro com um buraco.
Na capa, o leitor se depara com três círculos alinhados verticalmente, um azul, um amarelo e um vermelho. Além do título convidativo: “aperte aqui”. O adulto a princípio vai ficar meio desconfiado. Mas a criança, movida pela imaginação, não vai ter dúvida: sem titubear, ela rapidamente coloca o dedinho sobre uma dos círculos, apertando-o.
E é aí que começa a brincadeira. Como num passe de mágica, a cada novo convite do autor uma surpresa acontece na página seguinte. E nem pense em virar a página sem apertar, esfregar, sacudir, assoprar ou bater palmas, conforme a indicação do texto.
A partir de um universo visual muitíssimo simples – apenas círculos coloridos –, Tullet cria uma experiência riquíssima para a criança, em meio a bolas que crescem e diminuem de tamanho, se multiplicam, se deslocam para a esquerda ou para a direita, se ascendem ou se apagam. Tudo vai depender se o leitor se permitir entrar na brincadeira.
Em tempos de tecnologias e jogos eletrônicos em alta, Aperte aqui é também uma provocação. Em um objeto de papel, sem pilha ou grandes recursos modernos, é possível vivenciar uma verdadeira experiência interativa, regada a muita criatividade e boas surpresas.
Deliciosa leitura em família, na qual a única tecnologia é a imaginação.