O que é o Limerique?

As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade. Mario Quintana

Nunca se falou tanto em uma cultura da infância na qual à criança é permitido ser criança. Tempo de brincar sem pressa, de construir relações saudáveis, longe das preocupações dos adultos. Mas, por onde começar? A nossa proposta é: pelo Limerique!

Antes de dizer que não sabe brincar, que lhe falta tempo, ou que o preço dos brinquedos está os olhos da cara, dê uma olhadinha ao redor, em sua própria casa. Já pensou que o sabão em pó pode se transformar em massinha? Ou que um cotonete faz muito bem as vezes de pincel, que borracha pode ser carimbo, e bambolê, cesta de basquete? E o que dizer das caixas de papelão, ou melhor, das casinhas, dos carros e dos túneis que se pode fazer com elas?

Assim, o Limerique é um convite à brincadeira e à valorização da infância em sua essência. O site foi pensado como um lugar de inspiração e de incentivo ao brincar – prática intrínseca à criança – em todas as suas formas. Todas as brincadeiras aqui propostas foram experimentadas antes de serem compartilhadas. Às vezes nem tudo sai como planejamos e, nesses casos, achamos importante dividir a nossa experiência da mesma forma. Como as crianças são muito diferentes entre si – e até por isso não indicamos a faixa etária das brincadeiras –, o que não funcionou com a gente pode dar certo com você, e essa troca é o mais gostoso de tudo! As nossas propostas estão em sintonia com um estilo de vida anticonsumista, pautado pela imaginação. E garantimos: algumas não levam mais do que alguns minutos e farão toda a diferença na vida dos seus filhos.

O Limerique é também um ponto de encontro para a discussão de temas diversos pertinentes à infância e à família. E, para ajudá-lo a entrar na brincadeira, oferecemos ainda uma série de serviços para um dia a dia muito mais brincante.

Queremos ser uma extensão da sua casa: o seu quintal. Um ambiente, embora virtual, onde você se sinta à vontade. Divirta-se!

Por que Limerique?

Um limerique nada mais é do que uma brincadeira com as palavras: um poema divertido, de apenas cinco versos, com um esquema de rimas específico, que narra quase sempre um episódio engraçado ou absurdo. Clarice Lispector foi uma das escritoras brasileiras que se apropriou desta forma de expressão. Na literatura infantil, Tatiana Belinky foi a rainha dos limeriques. As crianças amam!

A palavra limerique já é engraçada em si: parece um trava-língua. E ela é, sem dúvida, sinônimo de diversão não há como terminar a leitura de um limerique sem esboçar um sorriso ou até cair na gargalhada. Assim também pensamos o brincar. O limerique nos leva a imaginar, e não é que isso acontece também nas brincadeiras? O limerique tem ritmo, e todo mundo sabe que uma boa brincadeira também precisa de movimento, não é mesmo?

Escrever limeriques é tão gostoso que nós até resolvemos experimentar!

Quem chegar agora pode entrar

Quem perder a hora pode achar

Quem chegar primeiro

Pode ser bombeiro

Toda hora é hora de brincar