Abayomi é o nome desta bonequinha de origem africana feita sem qualquer costura, apenas com nós. Conta-se que durante as viagens marítimas que traziam os escravos da África para o Brasil, as mães rasgavam a barra dos próprios vestidos para criar as bonecas para os filhos. Feitas com muito amor, carregavam consigo todos os votos de prosperidade delas para as crianças e, por isso, eram também consideradas amuletos de proteção.
A palavra abayomi tem origem iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, e quer dizer “aquele que traz felicidade”.
Para fazer a sua abayomi, você vai precisar apenas de tesoura, régua ou fita métrica e tecido: um liso, para o corpo, e um estampado (ou liso de outra cor), para o vestido e o turbante. Não deixe de envolver as crianças na confecção, explicando a elas um pouquinho da história do nosso país.
1) Corte o tecido liso em um formato retangular de 45 cm x 25 cm. Ele será o corpo da boneca. Em seguida, faça um franzido com o tecido.
2) Dê um nó em uma das extremidades, deixando uma margem de mais ou menos 3 cm.
3) Junte as duas pontas da outra extremidade e corte ao meio com a tesoura, até chegar a mais ou menos 1 cm do nó.
4) Faça um franzido nas extremidades das duas tiras que surgiram e dê um nó de cada lado, deixando uma margem de mais ou menos 1,5 cm. Agora já temos as pernas e os pés.
5) Corte um outro retângulo no tecido liso, desta vez com 33 cm x 7 cm. Da mesma forma, faça um franzido com ele.
6) Passe-o ao redor do corpo da boneca, dando um nó. Veja os bracinhos surgindo!
7) Repita o procedimento das perninhas: dê um nó em cada uma das extremidades, deixando uma sobra de mais ou menos 1,5 cm. Já está parecendo uma boneca, não está?
8) Agora é a hora de fazer o vestido. Recorte o tecido estampado em um formato retangular de 28 cm x 14 cm. Dobre-o ao meio duas vezes (ao meio e depois ao meio novamente).
9) Corte uma pontinha (em formato de triângulo) na extremidade da dobra. Ao desdobrar o tecido, ele estará com um buraco no centro.
10) Passe o buraco pela cabeça da boneca, deixando as pernas e os braços para fora.
11) Corte uma tira de tecido de 24 cm x 2 cm. Nós usamos um tecido liso de outra cor, mas você pode utilizar qualquer retalho que tenha a mão ou mesmo uma fita de cetim. Amarre esta tira na cintura da boneca. Após dar um lacinho, corte o excesso.
12) Corte uma nova tira no tecido estampado, desta vez de 24 cm x 4 cm. Dobre-a ao meio e amarre na cabeça da boneca, criando o turbante. Dê o nó e corte o excesso.
13) Faça alguns cortes no tecido que ficou acima do turbante para ver surgir o cabelo.
14) A sua abayomi está pronta! Agora é só brincar!
Se quiser uma boneca maior, é só aumentar proporcionalmente o tamanho dos tecidos (se quiser menor, a mesma coisa: basta diminuir). E quanto mais molinho for o seu tecido, mais fácil será para dar os nós.