Um passeio ideal para crianças corajosas (e adultos também!). O Instituto Butantan, localizado no bairro de mesmo nome, pode ser considerado um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Com laboratórios, museus, hospital e biblioteca dentro de um grande parque, o Instituto desenvolve pesquisas e atua na produção de soros e vacinas.

O museu biológico, um dos mais visitados, tem uma exposição zoológica viva e permanente, com serpentes, aranhas, escorpiões, peixes, insetos e lagartos, em ambientes especialmente preparados para reproduzir o seu hábitat natural. A mostra ressalta a importância dos diferentes organismos nos ecossistemas, incluindo os bichos considerados assustadores. Durante a visitação, é possível encontrar informações sobre acidentes e venenos destes animais.

Outro museu interessante é o de microbiologia, inaugurado em 2002. Nele, os visitantes podem fazer uma viagem interativa pelo mundo dos microrganismos por meio de filmes, animações, microscópios e modelos tridimensionais de bactérias, protozoários e vírus. Crianças de 4 a 6 anos podem ainda interagir em uma exposição lúdica especialmente pensada para elas.

E para quem gosta de ficar por dentro de como tudo começou, o museu histórico traz a história das ciências e da saúde em uma exposição de objetos dos laboratórios de pesquisa do próprio Instituto.

Um passeio fora do comum para tornar visível para as crianças o mundo invisível dos microrganismos. E para ver de perto animais que não podemos nem imaginar!

::::::::::::::::::::::::::::::::

Instituto Butantan

Horário:

Ter. a dom. – das 9h às 16h45

Endereço:

Av. Vital Brasil, 1500

(11) 2627-9300

http://www.butantan.gov.br/visitacao/Paginas/default.aspx