Onde vivem os monstros, do autor norte-americano Maurice Sendak (1928-2012), faz parte da biblioteca básica de todo leitor. É considerado um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil mundial.

Na história, escrita em 1963, o garoto Max, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro, navega pelo oceano, por dias, semanas, meses, até chegar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa e daqueles que realmente o amam começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas.

Os conflitos entre obediência e rebeldia são personificados em monstros enormes e cativantes. Trata-se de uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais. O autor reconstruiu, de forma imaginativa e sensível, os sentimentos e as emoções silenciados na infância.

Sendak é considerado um dos pioneiros do livro ilustrado. Em Onde vivem os monstros podemos observar a relação que estabelece entre a realidade e o mundo imaginário dos monstros ao ver que as ilustrações aumentam e diminuem à medida em que Max – e o leitor – vão se embrenhando no lugar onde vivem os monstros. As palavras vão sumindo e sendo substituídas por ilustrações que expressam a selvageria dos personagens, chegando ao ápice no momento da bagunça geral, quando as ilustrações – em estilo de xilogravura do século XIX, com denso sombreado – tomam conta do livro e o texto desaparece. Quando Max decide retornar ao mundo civilizado, onde seu jantar quentinho ainda aguarda por ele, vemos o retorno do texto e a diminuição das ilustrações.

O livro também ganhou uma adaptação para o cinema, em 2010, com direção de Spike Jonze e roteiro de Dave Eggers. Sobre o trabalho de Sendak, Jonze afirma: “É incrível como em poucas palavras há ideias tão fortes. Você pode apenas olhar os desenhos e reconhecer todos os detalhes”.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Onde vivem os monstros

Maurice Sendak

Tradução: Heloisa Jahn

Formato: 25,3 x 22,7 cm

Páginas: 40 ilustradas