Atenção, mamães! Pensem muito bem antes de apresentar este livro a seus filhos: ele pode se voltar contra você. Isso porque Mamãe já foi pequena antes de ser grande, de Valerie Larrondo e Claudine Desmarteau, releva que, quando pequena, a mamãe não era tão diferente deles assim.

É engraçado, para os pequenos, pensar que a mamãe também já foi criança um dia, não é mesmo? E, mais ainda, se dar conta de que, assim como eles, ela também fez muita bagunça, pirraça, malcriação, contou mentira, falou palavrão, dormiu sem escovar os dentes, rabiscou o sofá e desobedeceu a mãe dela. Mas é claro que isso as mamães não costumam revelar.

Irreverente e irônico, o livro tem uma grande sacada: enquanto o texto diz, em primeira pessoa, algo sobre a infância da mamãe que corresponde àquela imagem que ela quer passar aos filhos, a ilustração debochada revela algo totalmente oposto, contradizendo o discurso e desmistificando a figura materna como aquela que faz tudo sempre certinho. Afinal, qual é a mãe que nunca disse, por exemplo: “quando eu era criança eu raspava o prato”, só para convencer o filho a comer? As autoras mostram que nem sempre o que se fala reflete a realidade.

Um livro divertido e bem-humorado, sobre mães humanas, para pais e filhos darem boas risadas juntos (porque os papais com certeza também aprontaram bastante quando pequenos!).

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Mamãe já foi pequena antes de ser grande

Valerie Larrondo e Claudine Desmarteau

Páginas: 44

Formato: 16,4 x 16,2 cm