A gente ficou apaixonada por essa árvore de Natal de galhos. E, como acreditamos que essa época do ano é um momento de estar junto, compartilhando coisas boas com quem a gente ama, a nossa proposta é envolver as crianças na confecção da árvore. Da coleta dos galhinhos à escolha ou produção dos enfeites, elas ficarão muito satisfeitas em participar da decoração natalina, que com certeza ganhará um outro significado.

Você vai precisar de:

– Galhos de tamanho e espessura variados

– Fita de cetim da cor e espessura que quiser

– Tesoura

1) Depois de limpar os galhos, organize-os sobre uma superfície por ordem de tamanho, deixando o menor em cima e o maior embaixo. Você já vai reconhecer o formato de árvore.

2) Corte dois pedaços bem grandes de fita de cetim (mais ou menos o triplo da distância do primeiro ao último galho). Amarre uma das fitas próximo de uma das extremidades do galho menor. Deixe cerca de 15 cm de fita sobrando acima do galho, para, ao final, fazer uma alcinha para pendurá-la.

3) Siga amarrando a fita nos galhinhos subsequentes. A gente fez um esforço para amarrar o mais próximo que conseguimos do galho anterior, pois queríamos uma árvore bem compacta. Mas você pode fazer de acordo com o seu gosto.

4) Depois de amarrar alguns galhos, percebemos que era mais fácil dar primeiro a voltinha com a fita, como se fôssemos dar um nó, e só então enfiar o galho dentro da “alcinha” que a fita formava, puxando a outra ponta da fita para firmá-la.

5) Amarrado o último galho, corte o excesso da fita rente ao nó.

6) Então, é só repetir o procedimento com a outra fita que cortamos lá no passo 2, desta vez, amarrando-a perto da outra extremidade dos galhos. Da mesma forma, corte o excesso de fita do final.

7) Ajeite os galhos para que fiquem todos centralizados. Se houver algum muito fora do padrão ou deslocado, você pode cortar um pedaço dele com uma boa tesoura.

8) Amarre, grampeie ou cole com cola quente as pontas das duas fitas acima do galho menor, fazendo a alcinha para pendurá-la.

9) Sua árvore está pronta! Agora é só colocar os enfeites como quiser. Se forem confeccionados pelas crianças, melhor ainda!

Uma dica: se você usar uma fita de cetim mais fininha, talvez nem seja necessário amarrá-la nos galhos. Apenas dar uma ou duas voltas em cada um deles pode ser suficiente para deixá-los bem presos.