A Sofie adora uma brincadeira de colagem. Desde bem pequenininha, coleciona álbum de figurinhas, cola adesivos na mesa (e na parede, e no sofá…), entre outras artes do tipo. Então, quando propusemos a ela essa brincadeira de colar formas geométricas no plástico, recebemos em troca um sorriso de orelha a orelha.

“Mas por que fazer uma colagem no plástico?”, você pode estar se perguntando. A resposta é simples: porque, diferentemente do papel, no plástico você consegue descolar os adesivos sem rasgar, o que torna as possibilidades de composição infinitas (assim como a brincadeira)!

Compramos no armarinho um plástico transparente desses que se usa para forrar mesas, por exemplo, geralmente vendido por metro. Mas você também pode utilizar saquinhos plásticos de papelaria (desde que não sejam muito moles) e até uma toalha de mesa plastificadas (se não tiver estampa, melhor ainda!).  A ideia é aproveitar o que tiver à mão!

Recortamos diferentes formas geométricas em papel contact colorido: quadrados, círculos, retângulos, triângulos. Essa é, sem dúvida, a parte mais trabalhosa da brincadeira. Mas o bom é que, feito uma vez, você pode reaproveitar as figuras diversas vezes, até que percam a cola.

Logo de cara, a Sofie decidiu que iria fazer uma casa. Ela precisou da nossa ajuda para separar a parte colante da outra do contact: escolhia a forma e nos entregava para que tirássemos o adesivo. Começou a sua casa por um retângulo bem fininho amarelo e, a partir dessa base, foi alinhando as outras figuras.

À medida que ia colando, nos explicava o que era porta, o que era janela, o que era parede, o que era telhado. E arrematou com um “chão”, para a casinha ficar bem firme. Foi muito bacana acompanhar o raciocínio dela, a hesitação antes de colar uma “peça”, os argumentos para se decidir entre um círculo ou um quadrado.

“Terminei!”, ela anunciou por fim. E lembra-se daquela ideia de colar no plástico para poder descolar e criar outras coisas? Pois é, não funcionou por aqui. A Sofie ficou tão apegada à casinha que não quis desmanchá-la de jeito nenhum. Nem nesse dia, e nem tempos depois.

A mamãe agora estuda uma maneira de pendurar a obra de arte na parede. =)