Brincar com elementos da natureza é sempre uma boa pedida, já que oferecemos às crianças a oportunidade de entrar em contato com diferentes texturas, cores e aromas.

Foi pensando nisso que propusemos ao Rafa fazer uma colagem com folhinhas, galhos e sementes, que coletamos previamente na rua. O Rafa, sempre muito curioso e disponível, interessou-se rapidamente pela brincadeira.

Foi muito interessante acompanhar como ele observava cada elemento, aproximando as folhinhas dos olhos, sentindo com os dedinhos as superfícies, concentrado fazendo caras e bocas…

Assim como a natureza, a cola também despertou bastante a curiosidade dele. Aparentemente, o Rafa ainda não tinha trabalhado com cola e ficou encantado em ver como, apertando no tubo, ele era capaz de liberar aquele líquido branco, que magicamente prendia os elementos na cartolina. No início, ele não teve força suficiente para apertá-la, e a gente acabou dando uma mãozinha. Mas ele logo entendeu o funcionamento e seguiu sua composição sozinho (sempre colocando mais cola do que o necessário, claro). Até sobre as folhas já fixadas ele fez questão de colocar uma colinha.

Depois foi só esperar secar. O Rafa levou sua produção para casa, todo orgulhoso. E a gente ficou bem feliz também.