O Parque Villa-Lobos, instalado em um local que originalmente era um depósito de lixo do CEAGESP (vizinho ao parque), se transformou em uma das mais interessantes áreas verdes da cidade: são mais de 700 mil m2 amplamente arborizados, com uma extensa ciclovia (há a possibilidade de alugar bicicletas para adultos e crianças), pistas de corrida e caminhada, quiosques, parquinhos, espaços de convivência para animais, gramados muito agradáveis, locais para piquenique etc.

O início do projeto se deu em 1987, ano de comemoração do centenário de nascimento do compósito Heitor Villa-Lobos (daí a origem de seu nome), e o parque foi inaugurado dois anos depois.

Além do contato com a natureza, a imensa biblioteca é um atrativo à parte. Em uma área de 4 mil m², possui mais de 15 mil títulos no acervo, para empréstimos ou para serem desfrutados nos ambientes de estudo. A programação cultural também é bem diversificada, para diferentes faixas etárias, incluindo bebês e crianças pequenas, e envolve contações de história, apresentações teatrais e musicais, oficinas e lançamentos de livros. Para conhecer a programação completa, basta acessar o site (http://www.bvl.org.br/eventos/).

Passei minha infância brincando, andando de bicicleta e vivenciando momentos bastante significativos no Villa-Lobos, então, também por isso, este é um dos meus parques preferidos da cidade. Até hoje!

::::::::::::::::::

Parque Villa-Lobos

Horário:

Seg. a sex. – 5h30 às 19h (até às 20h no horário de verão)

Biblioteca:

Ter. a dom. e feriados – 9h30 às 18h30

www.bvl.org.br

Endereço:

Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros

www.parquevillalobos.sp.gov.br