Está na cara (ou na capa): este é um livro de monstros. Mas não de quaisquer monstros, desses que se escondem embaixo da cama ou dentro do guarda-roupa. Como o próprio título esclarece, Monstros do cinema homenageia as figuras assustadoras mais icônicas que já passaram pelas telonas: Frankenstein, Conde Drácula, Lobisomem, Godzilla… Só essas monstruosidades já renderiam um livro e tanto. Mas os autores, Augusto Massi e Daniel Kondo, foram além: criaram um objeto todo recortado, dividido em três partes, de modo que, ao virar (parte das) páginas, você pode combinar a cabeça de um monstro com o tronco de outro e as pernas de um terceiro – bem como seus nomes – e dar vida a novas criaturas. Que tal o Corlinsmem ou o Lobicunla? Logo o susto dá lugar às gargalhadas.

O poema de abertura é um convite à brincadeira:

“Cabeça, tronco, membros

Misture bons e maus elementos

Monte teu próprio monstrengo

Liberte os monstros aí dentro”.

E, diferentemente dos filmes de terror, cuja classificação indicativa quase sempre exclui as crianças, na quarta capa do livro há o aviso: “Liberado para monstrinhos de 0 a 99 anos”. Assim, os mais novos podem até não conhecer todos os personagens que passaram neste rigoroso teste de elenco, mas com certeza vão se divertir em construir sua própria narrativa.

Ao final, a caprichada edição traz uma linha do tempo com informações ligadas à história do cinema, situando os filmes protagonizados pelas feras. E ainda curiosidades do tipo: após assistir a Um lobisomem americano em Londres (1981), o cantor Michael Jackson contratou o diretor do filme, John Landis, para dirigir o clipe de “Thriller”.

Um livro assustador e divertido. Ou seja: monstruoso!

Monstros do Cinema

Espante seus medos! "Monstros do Cinema", estreia em Porto Alegre, na Feira do Livro, dia 13 de novembro. Tem oficina de Monstros, Bate-papo sobre Monstros com Augusto Massi, e tarde assombrada de autógrafos com os autores do livro.Quem não vier vira lobisomem!

Posted by Monstros do Cinema on Saturday, October 15, 2016

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Monstros do cinema

Augusto Massi

Ilustrações: Daniel Kondo

Formato: 30,5 cm X 17,2 cm

Páginas: 52