A coleção Brasilerinhos, escrita por Lalau e ilustrada por Laurabeatriz, é uma homenagem aos animais em extinção de nosso país e um convite a tentarmos encontrar um novo modo de enxergar a parceria entre o homem e a natureza.

 

A série surgiu de um exercício de observação. Laurabeatriz percebeu que as crianças não conheciam os animais em extinção da fauna brasileira. Convidou, então, Lalau para escrever os poemas. Assim, cada página dupla traz uma ilustração, um poema em homenagem ao bicho e um pequeno texto com informações técnicas sobre a espécie, local onde vive, peso e tamanho, hábitos alimentares, nomes pelos quais é conhecido e principais ameaças à sua vida.

 

Jacaré-de-papo-amarelo, queixada, macuco, ariranha. Se esses bichos são pouco conhecidos é porque todos eles estão em extinção. O jacaré, por exemplo, vivia em quase todo o Brasil, agora só é visto em riachos ou lagoas. Você sabia, por exemplo, a diferença entre o guariba e a guaruba? E que devemos dizer “Oi, peixe-boi!” ao avistar certo bicho gordinho que vive no fundo do rio?

 

Os livros contêm também algumas surpresas lúdicas: jogo da memória, cartela de adesivos, folder e até um CD com os poemas musicados.

 

Os milhares de leitores que conheceram os Brasileirinhos garantem que não é preciso ter medo. Ir mata adentro, conduzido pela poesia de Lalau e pela arte de Laurabeatriz, é uma aventura e tanto. Indicada para crianças interessadas na fauna brasileira e para pais e professores que pretendem estimular a consciência ecológica.