Esta brincadeira é muitíssimo simples e rápida, e certamente vai render bons momentos de concentração e descoberta por aí. Com o Rafa foi assim.
Pegamos uma bandejinha de isopor e espetamos nela vários palitos de dente. Fixamos apenas a pontinha deles. Entregamos ao Rafa junto com um martelinho de plástico, de brinquedo, e ficamos observando para ver como ele iria explorar os materiais.
A princípio, o Rafa ignorou o martelo e começou a arrancar os palitinhos com as mãos, cheio de concentração. É importante lembrar que esta brincadeira precisa ser feita com a supervisão de um adulto, para que a criança não se machuque com os palitos de dente.
Mas não demorou muito para ele se atentar ao martelo e colocá-lo em ação. Martelou um montão, um a um, até enterrá-los o mais fundo possível na bandejinha. Para que o resultado de tanto esforço fique ainda mais perceptível, uma opção é cortar os palitos em tamanhos menores. Assim, quando a criança martelar, eles entrarão totalmente no isopor.
Quando a brincadeira tornou-se muito repetitiva, aumentamos a quantidade de palitos espetados. E o Rafa martelou até não sobrar um palito em pé. Depois foi só reposicioná-los e recomeçar a brincadeira.
Claro que, às vezes, quando a martelada não era muito certeira, os palitos tombavam. Mas aí o próprio Rafa os pegava e espetava de novo, partindo para uma nova tentativa.
Uma brincadeira sem muito planejamento e expectativas, e que nos surpreendeu muito positivamente.