Todo mundo já sabe que a gente adora resgatar as brincadeiras de antigamente, que marcaram a nossa infância, para apresentá-las às crianças dessa nova geração. Pois quem não se lembra do puxa lata? Um brinquedo caseiro muito divertido (e um tanto barulhento), que com certeza vai render muita diversão para os pequenos. Não é dos mais fáceis de fazer, mas sem dúvida vai valer a pena. Vamos lá?

Você vai precisar de:

– 2 latas de leite em pó ou similar (você também pode fazer com apenas uma lata ou com três);

– Tampinhas de garrafa de alumínio (ou qualquer outra coisa que faça barulho, como grãos, por exemplo);

– Arame grosso;

– Barbante;

– Martelo e prego (para furar as latas);

– Alicate;

– Papel contact colorido para decorar (opcional).

1. Comece furando as duas latas tanto do lado da tampa quanto no fundo, bem no centro, com a ajuda de um prego e de um martelo.

 

2. Passe o arame por dentro de uma das latas (pelos dois furinhos que você fez). Depois, passe o arame por dentro segunda, cruzando-o internamente e passando cada uma das pontas para fora pelo lado oposto. Neste momento, certifique-se de que ambas as latas conseguem girar. Caso tenha dificuldade, abra um pouco mais os buracos e estique bem o arame.

 

3. Com o auxílio do alicate, torça as duas pontas do arame, juntando-as. Tome cuidado para não ficar nenhuma pontinha para fora, para não machucar as crianças.

 

4. Coloque as tampinhas dentro das latas e feche as tampas.

5. Amarre um barbante na ponta do arame. O tamanho vai depender da altura da criança (ela precisa conseguir arrastar o puxa-lata confortavelmente com o braço esticado para trás).

6. Por fim, basta decorar as latas como quiser. Nós colamos papel contact de diferentes cores que cortamos em várias formas geométricas, mas você pode colar adesivos, pintar com tinta ou deixar sem nada mesmo.

7. O puxa lata está pronto! Agora é só sair puxando por aí. =)