Toda criança gosta de juntar moedinhas em um cofrinho, não é mesmo?! E essa é também uma ótima forma de mostrar a elas o valor do dinheiro e o quanto é gostoso quando a gente consegue comprar algo com as nossas próprias economias. Mas mais legal ainda é quando o cofrinho é feito por ela mesma. Essa nossa versão de porquinho, em garrafa pet, necessita auxilio de um adulto para confecção e pode servir tanto como cofrinho quanto como brinquedo (basta não cortar a abertura para colocar as moedas).

Você vai precisar de:

– 1 garrafa pet de 2 litros;

– 4 tampinhas de garrafa pet;

– 1 folha de EVA preto (ou da cor de sua preferência. Você também pode usar papel-cartão, mas a durabilidade certamente será menor);

– 1 caneta retroprojetora preta (permanente);

– cola quente;

– tesoura;

– faca ou estilete.

1. Comece cortando a garrafa pet. Nós vamos dispensar a parte do meio e aproveitar o fundo e a boca dela. Em cada um dos dois cortes, fizemos primeiro uma abertura com a ponta da faca e depois concluímos a volta da garrafa com a tesoura.

 

2. Encaixe a parte da boca ao fundo da garrafa. Se for preciso, corte mais um pouquinho alguma das partes para o encaixe ficar mais certinho. Quando conseguir o encaixe perfeito, use a cola quente para fixar as duas metades.

 

3. Corte uma tira de EVA de mais ou menos 5 cm de largura. O comprimento vai depender da sua garrafa (a tira precisa dar a volta completa nela).

4. Desenhe as orelhas do porquinho no EVA (fizemos a olho mesmo) e recorte.

 

5. Cole com a cola quente a tira de EVA bem na barriga do porquinho, escondendo a emenda das duas metades da garrafa.

 

6. Também com a cola quente, fixe as quatro tampinhas de garrafa pet embaixo da garrafa (alinhadas duas a duas), criando as patas do porquinho.

 

7. Cole as orelhas alinhadas acima do focinho (a tampa da garrafa), deixando o espaço dos olhos.

 

8. Use a caneta permanente para desenhar os buracos do focinho e os olhos do porquinho.

9. Com cuidado, utilize a faca para abrir, na parte de cima do porquinho, o buraco por onde a criança vai inserir as moedas.

10. O cofrinho está pronto! Agora é só começar a recheá-lo com as moedas.