O bilboquê é um brinquedo tradicional muito legal, mas, convenhamos: é muito difícil acertar o bastonete naquele buraco mínimo da bolinha, não é mesmo? Assim como o Chaves, que costumava fazer o seu usando uma latinha e um graveto, vamos ensiná-lo a construir um bilboquê com materiais reaproveitáveis. E o melhor: com muito mais possibilidades de acerto! Então corre para a lavandeira para pegar o primeiro pote de sabão líquido que encontrar e mãos à obra.

Você vai precisar de:

_mg_0965

– Uma embalagem de sabão líquido ou similar (ela precisa ter alça, para que você consiga segurar o bilboquê; e quanto maior ela for, mais fácil será a brincadeira);

– Barbante;

– Jornal;

– Tesoura;

– Fita adesiva;

– Alguma coisa para deixar a bolinha mais pesada. Nós usamos uma borracha velha, mas você pode utilizar pedrinhas ou o que preferir.

1) Comece fazendo a bolinha. Coloque a borracha (ou a pedrinha) no meio do jornal e o amasse em formato de bola.

_mg_0967_mg_0970

2) Passe a fita adesiva por toda a volta dela, de modo que fique bem firme.

_mg_0978

3) Corte o fundo da embalagem de sabão líquido, abaixo da alça. O mais difícil é abrir o primeiro buraco, depois fica mais tranquilo cortar.

_mg_0983_mg_0984

4) Abra a tampa. Amarre o barbante bem forte em volta do orifício do recipiente e recoloque a tampa.

_mg_0988_mg_0993

5) Corte a outra extremidade do barbante a cerca de 90 cm e amarre a bolinha nele. É importante dar várias voltas, para que ela fique bem firme. Você pode até passar a fita adesiva por toda a volta dela novamente, para impedir que o barbante escape.

_mg_0998

6) O seu bilboquê está pronto, agora é só brincar!

_mg_1000_mg_1009