A gente adora produzir instrumentos musicais caseiros. Mas esse violão com elástico e caixa de sapato foi a ideia mais simples de todas, sem dúvida. E fez um baita sucesso com o Rafa, o nosso pequeno músico.

Preparar o violão é muito fácil. Você só vai precisar de uma caixa de sapato, de uma tesoura e de alguns elásticos de dinheiro. Aí é só furar as duas laterais opostas da caixa com a tesoura e passar os elásticos. Amarre bem forte, com vários nós, para não ter perigo de escapar. Com a tensão dos elásticos, a caixa vai envergar um pouquinho, mas não tem problema.

Apresentamos o vilão ao Rafa. Num primeiro momento, ele ficou um pouco desconfiado e não quis segurá-lo, mas arriscou tocar as “cordas” de levinho, na nossa mão.

Não demorou muito e ele logo de apossou do violão, explorando os sons que conseguia produzir. E, gente, o elástico faz um som muito legal! O Rafa tocou e tocou, até não poder mais. Arriscou inclusive balançar o corpo acompanhando a melodia. Quando cansou de segurar a caixa, apoiou-a no sofá e dá-lhe mais música.

É ou não é o instrumento mais simples do mundo? Se você tem uma criança com sensibilidade sonora aguçada, como é o caso do Rafa, vale a pena investir uns minutinhos e preparar esse violão. O som é suave, agradável aos ouvidos, e a diversão é certa.