Com papel celofane colorido e tubos de papel-toalha você pode criar lunetas mágicas para a exploração das crianças. O bacana é que, além de ver o mundo de diferentes tons, utilizando tubos de variados diâmetros e comprimentos é possível ainda percebê-lo mais perto, maior, mais distante, menorzinho…

Você só precisará encapar um dos lados dos tubos com papel celofane, colando-o com fita adesiva ou durex. Usamos tubos de papel-toalha e também de papel higiênico. E oferecemos tudo ao Rafa.

No início, ele ficou com um certo receio de aproximar o tubo dos olhos. Mas, se a gente o segurasse, ele vinha com o olhinho para observar. Depois, ele foi se soltando e logo segurou as lunetas com as próprias mãos.

E resolveu experimentar dar uma espiadinha pelo outro lado também.

Mas o Rafa gostou mesmo foi de outra brincadeira que ele próprio inventou, utilizando os tubos. Ele transformou as lunetas em peças de encaixe e passou um tempão vendo de conseguia colocar um tubo dentro do outro. Como havia diferentes tamanhos e formatos, não é que a nova brincadeira rendeu?

Foi muito gostoso observar como ele formulava suas hipóteses, tentava colocar um tubo maior dentro de um menor e então invertia o raciocínio, experimentava encaixar pelo lado tampado pelo celofane e, ao ver que não era possível, o virava para arriscar pelo outro lado.

Essa foi mais uma brincadeira que não saiu exatamente como a gente planejava. Para a nossa sorte, e graças à participação ativa do Rafa, saiu muito melhor!