Muito antes da febre do slime, a geleca já era protagonista de muitas propostas aqui no Limerique. Até que resolvemos testar uma receita e criar a nossa própria versão da gosma. E não é que deu certo e rendeu uma tarde de muita diversão com a Sofie? O mais legal é que o preparo em si já é uma baita brincadeira. Aliás, pensando agora, fica impossível definir quando terminou o preparo e começou a brincadeira.

Em uma bacia, a Sofie misturou com as mãos água boricada, bicarbonato de sódio, cola branca e corante alimentício (ela escolheu o azul). Não medimos as quantidades, fomos dosando a olho. A cada novo ingrediente acrescentado, a mágica ia acontecendo. E ela ia amassando e observando com olhos admirados. A consistência, claro, é um pouco pegajosa, então acabava grudando no fundo da bacia. Por isso, colocamos a mão na massa para tentar ajudá-la a obter uma textura mais homogênea.

Como uma pequena cientista, a Sofie só exclamava: mais cola! A gente foi colocando de pouquinho (às vezes não tão pouquinho), até que achamos que já estava no ponto. Ainda sobrou um tanto de líquido no fundo da bacia que não conseguimos incorporar, mas até isso a gente achou legal, porque a Sofie também brincou de mergulhar as mãos ali.

Ela ainda esfregou a meleca nos braços e divertiu-se ao puxar e perceber aquela coisa elástica se desprendendo da pele. E, depois de explorar a gelecona, pegou um pedacinho bem pequeno pra examinar a fundo: ela estava realmente admirada.

A brincadeira terminou com criança eufórica e… mãozinhas azuis. =)