As brincadeiras com alimentos são bem interessantes para as crianças pequenas, já que, se elas os levarem à boca, não há qualquer problema. Desde que o Rafa é bem pequenininho, a gente sempre propõe brincadeiras de exploração sensorial a ele. Antes, ele ficava um pouquinho receoso, não gostava muito de sentir certas texturas, de ficar com as mãos sujas… A gente, claro, não forçava. Mas, agora, ele topa qualquer parada! E é muito bacana ver como essa mudança de comportamento fez parte do processo de amadurecimento dele.
A experimentação com macarrão colorido foi mais uma dessas brincadeiras que deram supercerto com o Rafa. Ele participou de todo o processo e curtiu cada etapa.
Cozinhamos um monte de espaguete e o separados em três saquinhos com fecho hermético, do tipo ziplock. O Rafa escolheu as cores dos corantes alimentícios que queria utilizar. Despejamos cada um dos corantes dentro de um saquinho (colocamos bastante, mas dá pra ir dosando aos pouquinhos, para verificar o tom) e fechamos bem. O Rafa ajudou amassando os sacos, para que a cor pegasse em todo o macarrão. As cores ficaram lindas, muitíssimo vibrantes.
Só esse preparo já teria rendido uma boa brincadeira. Mas a gente estava ansioso para colocar as mãos no macarrão colorido. Então despejamos o conteúdo de todos os saquinhos em uma bacia. O Rafa não titubeou e se pôs a mexer com os fios de espaguete, apertando, enrolando nos dedinhos, quebrando… Às vezes pegava um monte e soltava lá do alto. Às vezes segurava um único fiozinho e o examinava detalhadamente. E as cores foram se misturando.
As mãozinhas, claro, ficaram pintadas de corante. E isso também não passou despercebido ao nosso pequeno observador. Mas garantimos: depois de (algumas) lavadas, tudo voltou ao normal.