As brincadeiras de colagem sempre fazem muito sucesso por aqui. E essa, que envolveu grãos e sementes, foi especialmente instigante para a Luiza.

Colocamos em copinhos os seguintes elementos: arroz, macarrão, chia, linhaça e semente de girassol. Apresentamos todos eles à Lulu e entregamos a ela junto com uma cartolina e um tubo de cola branca.

Nem precisamos explicar muito. A Luiza rapidamente se pôs a apertar a cola sobre a cartolina. Com os dedinhos miúdos, ela pegava alguns grãozinhos dos copos e colocava sobre a cola. Ao pegá-los, ela sentia a textura, o tamanho, a cor, enquanto a gente ia dizendo do que se tratava.

A exploração, que começou tímida e sutil, aos poucos foi ganhando contorno mais amplos. A Lulu percebeu que não precisaria pegar grão por grão: virando o copinho diretamente sobre a cola, o resultado era muito mais efetivo e rápido. E foi o que ela passou a fazer. Virava um grão, colocava mais cola, virava uma semente por cima, jogava cola sobre a semente e assim por diante.

Ela notou também que misturando os grãos e as sementes sua colagem ficava ainda mais bonita. E assim seguimos por um bom tempo, explorando todas as possibilidades da brincadeira. Quando ela cansou, colocamos a colagem pra secar e aspiramos os elementos que ficaram pelo chão. Tudo bem tranquilo, sem muita sujeira ou bagunça.

Foi ou não foi uma proposta enriquecedora para a nossa pequena? E pra nós também!