O sopro é uma habilidade que as crianças desenvolvem desde bem pequenas. Então, nada melhor do que apresentar a elas algumas brincadeiras de encher os pulmões. Pensou logo na bolinha de sabão, não é? Tem versões bem diferentes dela, assim como pintura e outros desafios de fôlego. Os pequenos com certeza vão deixar o lobo mau no chinelo!

Confira abaixo cinco propostas que já publicamos aqui no site (para conferir o post completo de cada uma, basta clicar no título correspondente):

1. Bolinha de sabão perfumada

Que criança não gosta de brincar com bolinha de sabão? E olha que essas bolinhas são especiais: elas deixam um perfume gostoso no ar ao estourar. Como? Basta acrescentar umas gotinhas de perfume à mistura de detergente e água. Começamos soprando várias bolinhas pequenas enquanto a Luiza corria de um lado para o outro tentando capturá-las. Quando as estourava, aguçava o olfato para sentir o perfume. Depois, tentamos fazer bolhas maiores, que a Luiza estourava antes mesmo que voassem, e morria de rir com as gotinhas que sentia em sua pele e com o cheiro gostoso que tomava conta da casa.

2. Corrida de bolinha de papel

Essa corrida de bolinha de papel exige um soprão daqueles dos pequenos. Colamos duas tiras de fita crepe paralelas no chão, a uma curta distância entre elas, e pedimos a ajuda da Luiza para amassar algumas bolinhas de papel colorido. Então, entregamos um canudo a ela e explicamos o desafio: levar as bolinhas de uma linha à outra apenas assoprando-as com o canudinho. Foi muito bacana ver o esforço dela para encher os pulmões de ar e assoprar o mais forte que conseguia.

 

3. Disparador de bolinhas de papel

O disparador de bolinhas de papel fez o maior sucesso com a Sofie e rendeu muitas risadas gostosas por aqui. Apenas para deixar o disparador mais bonitinho, encapamos o tubo de papel-toalha com papel contact vermelho. Aí, foi só prender a parte do fundo de uma garrafinha pet pequena com fita adesiva mais ou menos no meio do tubo, para servir de suporte para as mãos, e pronto! O disparador funciona assim: basta colocar a bolinha dentro do tubo e assoprar, de modo que a bolinha saia voando pelo outro lado. No começo, a Sofie teve uma certa dificuldade de dosar a força do seu sopro. Ora as bolinhas caíam bem pertinho dela, ora passavam em disparadora para longe da cesta. Mas logo ela pegou o jeito e passou a acertar várias, uma atrás da outra.

4. Máquina de bolinha de sabão

Bolinha de sabão é bom demais! Mas fazer um monte de bolinhas ao mesmo tempo, disparadas por um máquina de bolinhas ultramoderna movida a sopro, é ainda mais legal! Para conhecer o passo a passo desse brinquedo, clique aqui.

5. Pintura soprada

Uma pintura diferente que dispensa pincel e exige um baita fôlego das crianças. A Sofie adorou pintar utilizando apenas um canudinho e um sopro caprichado. Ela escolheu as cores da tinta guache e nós as colocamos em copinhos descartáveis. Depois, misturamos um pouquinho de água, para deixá-las mais líquidas. Aí entregamos um canudinho à Sofie e uma cartolina. Ela selecionava a cor e a gente despejava um pouquinho na cartolina. Então o supersopro entrava em ação. A Sofie chegava bem pertinho, enchia o peito de ar e soltava de uma vez no canudinho, bem forte, sobre a tinta. Os olhinhos brilhavam à medida que a tinta ia se espalhando, criando manchas de diferentes formas.