Diferentemente da maioria dos museus tradicionais, sisudos e cheios de pompa, que não nos deixam ficar muito à vontade, a Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do país, transmite uma sensação de aconchego.
A arquitetura chama a atenção: um prédio do século XIX, inicialmente projetado para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios. No final da década de 1900, após uma reforma assinada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, passou a guardar obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Fundada em 1905, a Pinacoteca é o museu mais antigo da cidade. O acervo inicial contava com vinte obras de artistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Antônio Parreiras de Oscar Pereira da Silva. Hoje, mais de 110 anos depois, possui aproximadamente 11 mil peças, com ênfase na produção artística brasileira, do século XIX até a contemporaneidade, e recebe, em média, 500 mil visitantes por ano, para contemplar as exposições temporárias e o acervo permanente.
Todo segundo domingo do mês, a Pinacoteca oferece uma programação diferenciada, que envolve toda a família e as diferentes faixas etárias, com jogos, atividades e visitas guiadas pelo museu.
Se a fome bater, não deixe de visitar o delicioso e também aconchegante café, localizado no piso inferior, com mesinhas ao ar livre, junto das árvores do Parque da Luz.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Horário:
Qua. a seg. – das 10h às 17h30
R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (estudante) – crianças até dez anos e idosos maiores de 60 anos não pagam
Grátis aos sábados
Endereço:
Praça da Luz, 02
(11) 3324 – 1000
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/