Lembram-se da dica de leitura de outro dia, indicando a coleção Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz? Aqueles livros com poemas sobre os bichos em extinção? Pois é!

O músico Paulo Bira, ao lê-los para seus filhos, inspirou-se na musicalidade própria de cada poema, bem como na personalidade de cada bicho, e criou uma música para cada um deles, com um ritmo específico. E o resultado é o álbum Brasileirinhos: música para os bichos do Brasil, cheio de samba, rock, forró e até valsa.

Indicado ao Grammy Latino em 2010, o CD possui quinze faixas e conta com a participação de vários artistas, entre eles Marisa Orth, Zeca Baleiro e Paulo Tatit. O sucesso foi tamanho que em 2013 Paulo lançou um segundo volume, Brasileirinhos 2, com mais poemas musicados e novos convidados, como Chico Cesar, Alzira Espindola, André Abujamra e Maurício Pereira, entre outros.

Antes mesmo de dar o CD de presente à Sofie, eu costumava cantar para ela a música do peixe-boi:

“Quando você achar

Um bicho gordinho

Comendo capim

No fundo do rio

Diga oi

Oi, peixe-boi!”

Até que um dia a mãe dela me liga desesperada: estava colocando a Sofie para dormir e ela queria que cantasse a música do peixe-boi, que ela não fazia ideia do que era! Comprei então o CD e tempos depois fomos com a Sofie ao show. Ela curtiu demais e balançou o esqueleto ao som animado do Paulo Bira.

Um CD que é música para os bichos! Ops… para os ouvidos!