“O gato passeava pelo mundo,
com seus bigodes, orelhas e patas…”
Assim começa a aventura do nosso protagonista. Em seu caminho, ele cruza com um menino, um cachorro, uma raposa, um peixe e até com uma cobra. Mas será que todos o veem da mesma maneira?
Em seu livro de estreia, Brendan Wenzel brinca com as diferentes percepções que um mesmo animal (no caso, o gato) pode ter. Para o garoto, ele é fofinho e inofensivo. Para o rato, um bicho voraz e assustador. Para o cachorro, ele não passa de uma criatura frágil e assustada. E tudo isso nos é revelado apenas por meio das ilustrações, que trazem várias representações visuais para o mesmo personagem: são vários gatos em um só, tudo depende de quem o vê.
Além de brincar com a diversidade de pontos de vista, o autor ainda explora a capacidade ocular de cada um dos observadores do gato, o que pode render uma leitura bem profunda e científica com as crianças. O gato que a abelha vê, por exemplo, é repleto de pontinhos multicoloridos, em alusão à capacidade dos insetos de enxergar cores invisíveis aos olhos humanos. Enquanto a cobra, que não enxerga muito bem, vê um gato que é puro calor.
Todos eles viram o gato é um livro para celebrar a observação, a curiosidade e a imaginação. A obra foi considerada o Melhor Livro do Ano de 2017 pelo jornal The New York Times.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Todos eles viram o gato
Brendan Wenzel
Tradução: Mônica Rodrigues da Costa
Páginas: 36
Formato: 23,4 x 28,2 cm