Este livro, do casal Don e Audrey Wood,  já desperta a curiosidade pelo longo título: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado. Mas a verdade é que o urso nem aparece na história. E há um outro personagem muitíssimo importante não mencionado: o narrador. Mas calma que vamos explicar tudinho do começo.

O simpático ratinho está todo satisfeito com o suculento morango que colheu com muito esforço. É quando o narrador dá o alerta: o grande urso esfomeado é louco por morangos maduros e fará de tudo para roubá-lo. A partir daí, acompanhamos, por meio das ilustrações, o ratinho (apesar do medo) bolando as mais inusitadas estratégias para enganar o tal urso: enterrar o morango, acorrentá-lo com um cadeado enorme, disfarçá-lo com um óculo e um bigode falsos… Enquanto isso, o texto traz a voz ameaçadora do narrador, disfarçada de conselhos para o ratinho, mas cheia de segundas intenções. Não estaria ele próprio querendo abocanhar um pedaço do morango?

Nas imagens, o ratinho parece interagir com o leitor, trocando olhares de cumplicidade com ele (ou seria com o narrador?). O texto, todo em letra bastão, é ideal para as crianças em fase de alfabetização.

O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado é, assim, uma divertida fábula sobre como a esperteza dos pequenos pode se sobressair à força física dos grandões. E uma lição de que a melhor forma de preservarmos aquilo de que gostamos e desfrutando do que se tem.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;

O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado

Don e Audrey Wood

Tradução: Gilda de Aquino

Formato: 26,8 x 24 cm

Páginas: 36