Por Mangostim
Está para nascer uma criança que não goste de batata. E esta receitinha simples, com uma apresentação bem simpática e convidativa, vai agradar até aos paladares mais exigentes.
Ingredientes:
6 batatas grandes, lavadas, descascadas e cortadas em pedaços (quanto menores os pedaços, mais rápido é o cozimento)
1 colher de sopa de manteiga
1/2 copo de leite
queijo parmesão ralado a gosto
sal a gosto
saco de confeitar
bico pitanga (ou qualquer outro desenhado)
papel-manteiga
Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com água e uma pitada de sal. Assim que ferver, adicione as batatas e deixe-as cozinhar até ficarem bem molinhas. Escorra as batatas e as amasse com um garfo, um amassador de batatas ou no processador. Acrescente a manteiga e o leite aos pouquinhos. Para a batatinha gratinada, o purê precisa estar bem consistente. Por isso, não exagere na quantidade de leite, ou ele pode ficar muito mole e desmanchar no forno. Corrija o sal e misture bem. Unte uma assadeira com manteiga e cubra com papel-manteiga. Coloque o purê no saco de confeitar e vá fazendo montinhos de purê em cima do papel-manteiga. Rale o parmesão sobre os montinhos e leve ao forno para dourar. Suas batatinhas estão prontas!
Se você não tiver o saco de confeitar e o bico, uma alternativa é usar duas colheres de sopa para modelar as batatinhas. Pegue um pouquinho do purê com uma das colheres e vá passando-o de uma para a outra, formando uma “bolinha”. Coloque-a sobre o papel-manteiga e, com um garfo, risque o topo de forma circular. O efeito ficará parecido e o sabor igualmente delicioso!
Servimos com arroz branco e estrogonofe de frango, mas este é um ótimo acompanhamento também para carnes e peixes.