A gente sempre fica impressionada com a capacidade de concentração do Rafa. Desde bem pequenininho, ele é muito observador e fica longos períodos entretido com a mesma brincadeira. Por isso, assim que tivemos a ideia do encaixe de macarrão, pensamos logo nele.
A proposta é simples de tudo e autoexplicativa: consiste em encaixar fios de macarrão bucatini cru (aquele que parece um espaguete, mas é mais grosso, porque tem um furinho no meio) nos buraquinhos do escorredor de macarrão. Pensa que é fácil? Nada disso! Para as crianças, trata-se de um baita desafio. O macarrão quebra com facilidade, o que exige um grande controle da força. Os buraquinhos do escorredor são pequenininhos, então, para acertá-los, é preciso uma coordenação apurada.
Antes de efetivamente começar a encaixar o macarrão no escorredor, o Rafa ficou um bom tempo examinando o próprio bucatini. Segurou vários com as mãos, sentiu a textura. Depois, colocou um montão deles sobre o escorredor, deitados. E só então se pôs a encaixá-los, com aquela concentração que lhe é própria. Foi enfiando um a um, com todo o cuidado para não quebrar. Alguns quebraram, lógico, mas a gente nem ligou.
Quando percebemos que o Rafa já havia dominado o desafio, propusemos dificultar um pouquinho a brincadeira: viramos o escorredor para o outro lado para que ele tentasse enfiar o macarrão pelos furinhos laterais, tirando-o para fora pelo lado oposto. Além de os furinhos laterais serem menores, o fato de ter que passar o mesmo macarrão por dois buracos aumentava muito as chances de quebrá-lo no processo. Mas o Rafa encarou de frente.
Alguém duvida de que ele conseguiu? =)
Que tal aproveitar o momento de preparo da refeição para propor essa brincadeira às crianças? Por aqui, foi sucesso total!