Modéstia à parte, nunca vimos marionete mais linda! A nossa vaquinha não ficou um charme só? E o bacana é que dá pra criar diferentes personagens e soltar a imaginação com as crianças, inventando histórias protagonizadas por eles. Ela é um pouco trabalhosa de se fazer, mas não difícil. Não se assuste com a quantidade de etapas, ok? Vamos ao passo a passo?

Você vai precisar de:

– 2 tubos de rolo de papel higiênico ou 1 tubo de papel-toalha;

– Papel contact colorido (usamos cor-de-rosa);

– 2 palitos de sorvete;

– 4 canudos (o nosso era de papel e todo estampadinho, o que fez toda a diferença no resultado);

– 1 elástico;

– Barbante;

– Caneta retroprojetora (permanente) preta;

– Tesoura;

– Furador.

1. Comece encapando os rolos com o papel contact. Caso tenha optado pelo rolo de papel-toalha, corte-o ao meio depois de encapar.

2. Em um dos rolinhos, faça quatro furos com o furador, alinhados de dois em dois, próximos às extremidades, em um dos lados dele (conforme a foto).

 

3. Do outro lado do mesmo rolinho, faça com o furador um furo em cada extremidade, centralizados (conforme a foto).

4. Agora vamos fazer as patas. Corte dois pedaços de barbante de uns 15 cm cada (depois eliminaremos o excesso). Pegue um deles e enfie a ponta pelo lado de fora de um dos dois furos alinhados em uma extremidade do rolinho (patas da frente), retirando-a pelo outro lado. Repita o mesmo procedimento com o outro pedaço de barbante, dessa vez passando-o pelos outros dois buracos (patas de trás).

5. Corte quatro pedaços de canudo de cerca de 4 cm cada. Enfie cada um deles em uma das pontas dos barbantes que sobraram para fora do rolinho. Em seguida, dê vários nós no barbante (deixando uma pequena folguinha entre o canudo e o rolo), para que o canudo não escape. Corte o excesso de barbante.

 

6. Dobre cada um dos canudos mais ou menos ao meio, para modelar as patas da vaca.

7. Corte mais um pedaço de canudo de cerca de 4 cm. Faça um novo buraco bem na pontinha do rolo, do lado oposto ao das patas, e fixe o canudo nele. Este é o rabo do bichinho.

8. Use o outro rolinho para moldar a cabeça da marionete. Amasse-o um pouco e comece com um corte diagonal pegando os dois lados dele, próximo de uma das extremidades, mas sem completar a volta toda. Você já notará as orelhas surgindo. Aí é só ir cortando para deixá-las mais arredondadas, acertando com a tesoura.

 

9. No meio da cabeça, sobre as duas orelhas, faça um furo com o furador. Depois, faça um outro furo na parte de baixo da cabeça, do outro lado do rolinho, bem na pontinha dele.

 

10. Com a caneta retroprojetora, desenhe os olhos do seu bichinho.

11. Enfie um novo pedaço de barbante pelo buraco próximo ao rabo (de fora pra dentro) e tire-o para fora outra vez pelo buraco da frente. Antes de cortar, deixe um pedação do barbante para fora do buraco de trás.

12. Passe o mesmo barbante pelo buraco de baixo do outro rolinho (da cabeça), tirando-o pelo buraco de cima.

13. Enfie-o de novo pelo buraco de baixo da cabeça e tire-o outra vez pelo de cima, puxando bem (o rolinho vai dobrar um pouquinho, dando forma à cabeça).

14. Junte os dois palitos em posição de X e prenda um ao outro com o elástico, dando várias voltas.

 

15. Pegue a ponta do mesmo barbante do passo 13 e a amarre em uma das pontas do X que você fez no passo anterior, com os palitos de sorvete (conforme a imagem), deixando uma distância de mais ou menos 10 cm entre o rolinho e o palito.

16. Pegue o barbante que você deixou para fora do buraco de trás do corpo da marionete (no passo 11) e amarre-o na outra extremidade do mesmo palito. Corte o excesso de barbante dos dois lados.

17. Use a caneta retroprojetora para desenhar as manchas e deixar a vaca malhadinha.

18. A sua marionete está pronta! Agora é só inventar a história e colocar a sua protagonista em ação.