Mais um brinquedo caseiro megasimples para fazer com as crianças. Por aqui, o labirinto de bolinha de gude fez o maior sucesso. Ele é quase autoexplicativo, mas, ainda assim, preparamos um passo a passo (de um passo só) para que não haja dúvida.

Você vai precisar de:

– Uma caixa de papelão pequena. Se ela for muito funda, corte até que fique rasa, com cerca de 15 centímetros de altura. A tampa de uma caixa de sapato também pode servir;

– Palitos de sorvete;

– Uma bolinha de gude;

– Cola quente;

– Tesoura.

Com a cola quente, cole os palitos dentro da caixa de modo a formar um labirinto. Não há muito uma regra, mas é legal que haja palitos em diferentes posições: vertical, horizontal, diagonal… Crie também mais de uma opção de percurso, para que a bolinha caia ora por um lado, ora por outro. Se necessário, corte os palitos para ocupar todos os cantinhos.

 

O labirinto está pronto! Aí é só colocar a bolinha de gude lá em cima e movimentar a caixa até conseguir chegar ao final do desafio. Se a bolinha cair no chão, basta recomeçar a brincadeira. Com várias crianças, dá pra criar uma competição, do tipo quem faz mais rápido. Mas brincar sozinho também é uma ótima alternativa!