A nossa cobra de tampinhas de garrafa pet não tem nada de assustadora. Ao contrário, ela é bem simpática e inofensiva. Com certeza vai agradar às crianças pequenas. E as maiores podem ajudar na confecção.
Você vai precisar de:
– Várias tampinhas de garrafa pet (nós usamos 21, de 3 cores diferentes). A quantidade é que vai determinar o tamanho da cobra;
– 1 tampinha maior, de garrafa de suco (opcional);
– Miçangas (usamos 10);
– Fio de nylon;
– Caneta retroprojetora (permanente) preta;
– Martelo;
– Prego;
– Tesoura.
1. Comece furando todas as tampinhas no centro, com o auxílio do prego e do martelo. Para facilitar esta etapa, o ideal é usar tampinhas menos rígidas, como as de água. As de refrigerante são mais resistentes, o que torna mais difícil furá-las.
2. Corte um pedaço grande do fio de nylon e comece a enfiar as tampinhas e as miçangas nele, organizando a estrutura da sua cobra. A gente optou por usar a tampa maior para a cabeça e intercalar todas as tampinhas de uma mesma cor com uma sequência de miçangas, mas você pode convocar as crianças a soltarem a imaginação e montarem a cobra do jeito que quiserem.
3. Dê um nó no fio de nylon nas duas extremidades da sua cobra, para que as tampinhas e as miçangas não escapem.
4. Na tampa maior, da cabeça, use a caneta retroprojetora para desenhar o rosto da cobra. A nossa ficou bem sorridente, mas você pode bolar uma versão assustadora, por exemplo.
5. Com a tesoura, corte o fio de nylon nas duas extremidades bem rente aos nós. Depois, use um fósforo ou um isqueiro para queimar as pontinhas do fio, de modo que os nós não se desfaçam. Tome muito cuidado para não queimar os nós e desfazê-los, ou terá que construir sua cobrinha de novo.
6. A cobra está pronta! Agora é só inventar as brincadeiras e se divertir em família.