Quem acompanha o Limerique desde o início deve se lembrar de que, quando era menorzinho, o Rafa não curtia muito brincadeiras que faziam alguma sujeira. A gente, claro, respeitava. Mas, de uns tempos pra cá, ele tem se revelado um grande explorador nas brincadeiras com tinta ou com qualquer outro tipo de “meleca”.

Nessa pintura com cotonete não foi diferente. A proposta é bem simples: consiste em usar cotonetes no lugar de pincéis para pintar com tinta. Nós distribuímos as cores de guache que o Rafa escolheu em bandejinhas de isopor e oferecemos a ele junto com alguns cotonetes e uma cartolina branca.

Primeiro, ele experimentou o marrom. Segurou no cotonete de forma muito parecida como fazemos com um lápis ou uma caneta. E se pôs a traçar riscos bem alongados.

Depois, ele partiu para o azul (reparem como ele virou o cotonete para usar do outro lado). Desta vez, ele  optou por fazer “pinguinhos” no papel, explorando outra possibilidade do seu material de pintura. A concentração era total.

Como já vinha acontecendo com as últimas brincadeiras de pintura que fizemos com Rafa, os dedinhos dele logo entraram em ação. Ele mergulhou o indicador na tinta e passou a usá-lo para pintar na cartolina.

O Rafa ainda voltou para o cotonete, mas terminou a brincadeira novamente explorando as tintas com as mãos. E, desta vez, não foi só um dedinho que ele mergulhou, não. Ele experimentou a textura com as mãos inteiras, e ainda esfregou nas pernas, todo feliz.

Está ou não está mudado o nosso pequeno explorador? =)