Imagine uma meleca bem melequenta! Assim é essa meleca feita com amido de milho. Mas já vamos logo alertar: não é com todas as crianças que ela fará sucesso, viu?! Experimentamos primeiro com o Rafa e com o Douglas, e os meninos não quiseram nem colocar a mão. Mas a gente não desiste fácil (e também, devo confessar, adoramos a meleca!), então resolvemos experimentar de novo com a Sofie. E ela simplesmente amou! Ficou um tempão brincando e se melecando.

Para preparar a meleca, você vai precisar de amido de milho, corante e água morna. Despeje uma xícara de amido de milho em uma bacia. Junte uma gota de corante da cor que quiser (se não colocar, a meleca vai ficar branca, mas vai funcionar da mesma maneira). Vá acrescentando água morna aos pouquinhos e misturando com as mãos, até atingir a consistência desejada (mais ou menos um copo).

thumb_img_0138_1024

thumb_img_0146_1024

A Sofie participou de todo o processo de preparo da meleca. E divertiu-se pedindo para inserir mais água, mais amido de milho, mais corante… como se fosse uma cientista. É difícil de explicar a consistência da meleca. Em contato com a bacia, ela endurece e você até precisa fazer uma forcinha para descolá-la do fundo. Mas, em contato com a mão, o calor a amolece e ela chega a escorrer entre os dedos. Por isso parece algo tão mágico!

thumb_img_0178_1024

Ela adorou brincar de deixar a meleca escorrer das nossas mãos para a dela. E vice-versa.

thumb_img_0188_1024

thumb_img_0160_1024

Depois, começou a bater com as mãos bem forte dentro da bacia e foi meleca para todos os lados. E o “gran finale” foi passar a meleca pelos braços. Detalhe: nos dela e nos nossos!

thumb_img_0253_1024

thumb_img_0221_1024

A sujeira não foi pouca, a gente admite. Mas como a meleca endurece, com uma boa vassoura você consegue varrer os pedacinhos fácil, fácil. A meleca pode não ter agradado a todas as crianças, mas com os adultos o sucesso é garantido! =)