Que criança pequena não gosta de empilhar, encaixar, colocar uma “coisa” dentro da outra? A gente não conhece nenhuma! E a boa notícia é que você não precisa correr para uma loja de brinquedos para proporcionar uma brincadeira desse tipo ao seu filho. É só ir até a área de serviço da sua casa e começar uma coleção de tampinhas de potes de amaciante. Se pedir para os amigos e familiares guardarem também, melhor ainda, assim você terá uma variedade maior de tamanhos e cores (já que cada um tem o seu amaciante preferido, não é?).

Para deixá-las bem limpinhas, é só colocá-las de molho na água morna por um tempinho, não precisa esfregar com esponja nem nada. Depois, organize-as numa caixa ou cesto e ofereça às crianças. Foi o que fizemos com o Douglas e o Rafa. E foi muito interessante observar como eles inventaram jeitos diferentes de brincar, experimentando todas as possibilidades.

O Rafa, sempre observador, começou pegando apenas uma tampinha e, com os dedinhos, sentiu a textura do plástico, as saliências… Enfiou a mão dentro e só então resolveu pegar outra tampa. Tentou encaixar um buraco com o outro e se pôs a observar o Douglas…

arquivo_000

 

_mg_0370… que a esta altura já estava empilhando um montão de tampinhas, bastante animado com o resultado. É impressionante como as tampas de encaixam e ficam firmes. Mas, para o caso de qualquer desequilíbrio, as mãozinhas estavam ali sempre a postos.

_mg_0373

_mg_0378Quando as tampas maiores acabaram, ele teve a ideia: “E que tal se a gente levantar a torre e colocar as menores embaixo?”. Primeiro tentou buraco com buraco – como o Rafa também tinha feito –, mas rapidamente percebeu que não dava muito certo e virou a tampa menor. E a torre foi crescendo…_mg_0376

Como terminou esta brincadeira? Com os meninos derrubando a pilha e as tampinhas voando para todos os lados. Não faltaram gargalhadas também. As tampinhas seguem dividindo espaço com os brinquedos na casa dos dois. E a gente não se aguenta de felicidade!