O espelho é um objeto que desperta muita curiosidade nas crianças. Desde quando notam seu reflexo até quando percebem que ele projeta tudo invertido, o encantamento com a própria imagem vai longe. Propusemos à Sofie – que adora um espelho – desenhar a partir do que via refletido. Ela adorou o desafio e o caminho que escolheu em sua exploração foi muito interessante.
Estendemos um papel craft bem grande no chão, para que ela tivesse bastante liberdade para desenhar. Oferecemos diferentes materiais e ela preferiu os gizes de cera. A Sofie começou tentando desenhar seu rosto. No início, foi bem difícil para ela não dar uma espiadinha vez ou outra no papel e concentrar-se apenas no espelho.
Logo ela teve uma ideia: ia desenhar a própria mão, fazendo o contorno dela. Com a referência dos dedos, que acabavam encostando no giz, tudo ficou mais fácil. À primeira vista, pode parecer algo simples, mas, para uma criança pequena, desenhar algo que vê ao contrário no espelho é um baita desafio.
Ela ficou um tempão intrigada com a mão. Depois, quis desenhar a nossa também, sempre atenta ao espelho.
E então veio a parte mais difícil: desenhar unhas nos dedos (esses traços pretos vermelhos são as unhas). Determinada, ela não tirou os olhos do espelho e se esforçou para acertar bem na pontinha dos dedos.
E não é que deu supercerto? A Sofie ficou toda feliz com o seu desenho. E, nós, com a riqueza dessa experiência.