O jogo da memória tátil possibilita brincar com algo que as crianças tanto gostam, porém, explorando um sentido diferente: o tato.
Você vai precisar de:
– cola branca;
– régua;
– tesoura;
– lápis;
– 1 folha de papel-cartão da cor de sua preferência;
– Elementos variados que possuam texturas diferentes (dois de cada, para formar os pares). Nós usamos: algodão, graveto, folha seca, folha aveludada, plástico-bolha e lixa de parede.
1) Comece desenhando as cartinhas no papel-cartão. Fizemos no tamanho 10 x 15 cm, mas vai depender do tamanho dos elementos que você irá utilizar. O ideal é medir o maior e adicionar 1 cm a mais de cada lado.
2) Recorte as cartas e as disponha com a parte colorida para cima.
3) Cole os elementos nas cartas, um a um.
4) Depois de colar tudo, é só esperar a cola secar, embaralhar as cartas e começar a brincadeira.
Como as crianças estarão vendadas, você não precisa virar as cartas para baixo. E as regras são as mesmas de um jogo da memória convencional, com a diferença de que as crianças estarão vendadas. Disponha as cartas sobre uma mesa ou no chão. Um jogador inicia tocando uma das cartas. Depois de identificar sua textura, toca em uma outra. Se não formar um par, passa a vez ao próximo. Se formar (você confere se a criança acertou, depois de ela dizer sua impressão), ela fica com as cartas e parte para outra tentativa. Quando os pares acabarem, ganha quem tiver mais cartas.
Uma brincadeira interessante também para incluir crianças com deficiência visual.