Agora que o verão está batendo à porta, as brincadeiras com água ganham a cena novamente. Esta é facílima, e usa apenas objetos bem simples, que com certeza você tem em casa.

Que a esponja de cozinha serve para lavar louça, todo mundo sabe, não é mesmo? Mas já pensou que ela pode servir também para transportar água de um recipiente a outro? E que, para uma criança, essa descoberta pode ser ainda mais impressionante?

Enchemos um balde com um pouco de água e deixamos outro, a uma certa distância, vazio. Então entregamos uma esponja de cozinha à Luiza, convidando-a a transportar a água de um balde para o outro.

Ela, que adora uma brincadeira com água, ficou animada na hora. E logo se pôs a mergulhar a esponja no balde cheio. Corria até o balde vazio, com a esponja pingando pelo chão, até espremê-la do outro lado.

Mas, ao ver aquela esponja pingando sem parar durante o trajeto, a Lulu teve a ideia de uma outra brincadeira. Para ela, muito mais divertida que a primeira. Afinal, brincar com água supõe uma bela molhadeira, não é?

Foi quando ela começou a balançar a esponja de um lado para o outro, molhando a gente, molhando ela mesma, molhando tudo ao redor. Em meio a muitas gargalhadas, a brincadeira virou quase um pega-pega molhado: ela correndo atrás da gente com a esponja, tentando nos molhar.

 Depois, a Luiza cansou e, para dar conta de toda a água de uma vez, resolveu transportá-la despejando tudo diretamente de um balde no outro.

Para finalizar, ainda derrubou toda a água no chão e usou a esponja para dar uma geral nos brinquedos do parquinho.

Essa esponja teve ou não teve 1001 utilidades? Tudo bem, tlvez não tenha chegado a tantas, mas que teve muitas, isso com certeza teve!