Não há sensação melhor do que compartilhar com uma criança um momento de encantamento diante de uma nova descoberta. E foi assim com a caixa puxa-puxa que preparamos para o Rafa.

Para confeciconá-la, você vai precisar de uma caixa de papelão, barbante, tesoura, palitos de sorvete e pregadores de roupa. Faça diversos furinhos com a tesoura nas laterais da caixa. Corte vários pedaços do barbante (bem maiores do que a largura da caixa) e introduza cada um deles por um dos furos de uma lateral, atravessando a caixa e saindo por algum furo da lateral oposta. Nas duas extremidades dos barbantes, do lado de fora da caixa, amarre os palitos de sorvete e os pregadores de roupa (ou o que mais você quiser). Eles servirão para a criança puxar o barbante.

Esticamos todos os barbantes para um dos lados e mostramos a caixa ao Rafa. Ele, sempre muito observador, ficou curioso com aqueles objetos presos nela. Não demorou a puxar o primeiro. Ficou todo contente quando notou que conseguia trazer os palitos e os pregadores para perto de si, esticando o barbante. Depois que ele puxou todos, cheio de orgulho por seu desempenho, nós viramos a caixa para o outro lado e a brincadeira recomeçou. E assim repetimos diversas vezes. Quando já estava bem familiarizado com a caixa, arriscou puxar dois objetos de uma vez, usando as duas mãos. Se os barbantes se emaranhavam, a gente ajudava a separá-los, para que a brincadeira pudesse continuar.

Tivemos uma tarde de exploração muito divertida, no tempo do Rafa, examinando cada pequeno detalhe, bem do jeitinho que ele gosta. E a gente também.