À primeira vista, O urso rabugento, de Nick Bland, pode parecer apenas um livro divertido. Não dá pra negar que ele é, sim, bem engraçado. Mas ele é muito mais do que isso.

A história começa com quatro amigos – uma zebra, um leão, um alce e uma ovelha – correndo para se abrigar em uma gruta num dia de chuva, na floresta encantada. Eles só não imaginavam que dentro da caverna estivesse descansando o grande urso rabugento, que trata logo de colocá-los pra correr. Chateados por não terem mais onde brincar, os animais pensam o que podem fazer para acabar com a rabugice do urso: a zebra oferece suas listras, o leão, sua juba, o alce, seus chifres, enquanto a ovelha acredita que não tem nada a oferecer. Será?

Quando, mesmo depois de ganhar todos os presentes, o urso sai da caverna soltando fogo pelas ventas (a ilustração do urso todo “fantasiado” é um dos pontos altos do livro), a ovelha se dá conta de que ela pode, sim, ajudar. Mas não vamos contar para não estragar o final da história.

O texto, todo rimado, é um convite à leitura em voz alta. As coloridas ilustrações acrescentam ainda mais humor às situações narradas.

Um livro sobre aceitação, autoestima e amor próprio. Para ler em dias de sol, de chuva, e até de tempestade.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O urso rabugento

Nick Bland

Tradução: Gilda de Aquino

Formato: 25 x 24 cm

Páginas: 24