Os livros da portuguesa Isabel Minhós Martins sempre fazem muito sucesso por aqui com as crianças. E, segundo a Sofie, o Daqui ninguém passa! foi o livro mais divertido que ela já leu.

A primeira surpresa está logo na guarda inicial do livro: um montão de personagens, dispostos lado a lado, devidamente nomeados. E reparem que há de tudo: fantasma, cachorro, astronauta, coelho e até os próprios autores, a Isabel e o ilustrador Bernardo Carvalho.

Daqui ninguém passa, Planeta Tangerina, Isabel Minhós Martins, Bernardo Carvalho

E então começa a história, quando o leitor se depara com a segunda surpresa: a cada dupla, a página da direita está completamente em branco. Isso porque um general autoritário quer ser o herói da história e fica ali plantado bradando a todo mundo: “Daqui ninguém passa!”.

Enquanto isso, os personagens vão se acumulando na página da esquerda, explicando, por meio de balões, suas razões para atravessar para a outra página: há quem precise muito fazer um telefonema, quem reclame de falta de ar dentro do capacete de astronauta e até quem se esconda sob um chapeuzinho vermelho recusando-se a falar com estranhos.

Até que alguém decide desafiar o guarda e atravessar a fronteira, adentrando a página da direita, e imediatamente é seguido pelos outros personagens. O resultado? Confusão na certa! Vai ser difícil o general controlar essa história até o final.

Um livro muito bem humorado, que brinca com a materialidade do livro e explora todas as possibilidades desse objeto tão peculiar. Uma forma leve de falar com as crianças sobre tirania e as regras nem sempre muito lógicas a que temos de nos submeter.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Daqui ninguém passa!

Isabel Minhós Martins

Ilustrações: Bernardo Carvalho

Formato: 22,5 x 27 cm

Páginas: 40