A partir de uma certa idade, os números começam a fascinar as crianças de um jeito bem impressionante. A Sofie, aos 4 anos, está justamente nessa fase de aprender a contar, a reconhecer os números, a entender a sequência de um a dez.

Por isso, achamos que ela iria curtir muito brincar com os números. E não deu outra: ela adorou! Nós, aqui no Limerique, não pensamos as brincadeiras com o intuito de ensinar algo às crianças. Ao contrário: achamos que a brincadeira precisa ser despretenciosa e fazer sentido nela mesma, sem nenhuma preocupação pedagógica. O aprendizado acontece naturalmente. E foi exatamente isso que vivenciamos aqui.

Primeiro, separamos dez pregadores de roupa de madeira e dez palitos de sorvete. Com uma canetinha, escrevemos um número de um a dez na pontinha de cada pregador (do lado que abre quando apertamos). Nos palitos, escrevemos a sequência de números de um a dez, mas, em cada um deles, deixamos de colocar um número, ficando um pequeno espaço em branco onde ele deveria estar. O desafio da Sofie era justamente descobrir o número que estava faltando e prender ali o pregador correspondente.

Um a um, ela foi pegando os palitos nas mãos e, com o dedinho, ia contando os números, enquanto dizia em voz alta: “um, dois, três… Quatro! Está faltando o quatro!”. Aí ela procurava o pregador com o número quatro e prendia ali, completando a sequência.

O processo se repetiu até que ela conseguiu prender todos os pregadores nos palitos.

E, por fim, ela mesma sugeriu de organizarmos tudo na ordem, do pregador um ao dez.

Então, desmanchamos tudo e recomeçamos a brincadeira. A Sofie toda orgulhosa por ter acertado tudo. E a gente feliz por ter proporcionado uma brincadeira cheia de significado para ela.