Pra gente, a forma como os objetos magnéticos se atraem é algo bem banal, não é? Mas você já parou pra pensar como isso pode ser mágico aos olhos de uma criança? Já tivemos a oportunidade de fazer algumas brincadeiras com ímã e a carinha de satisfação e surpresa delas é recompensadora.

Foi esperando ver essa carinha que propusemos esta brincadeira bem simples para a Sofie. Separamos uma série de bugigangas, magnéticas ou não: ímãs de geladeira, chaveiro, colar, pulseira, clipes, marcador de página, presilha, canetinha… Colamos dois palitos de sorvete com durex e alguns pequenos ímãs na ponta e entregamos para que ela começasse a experimentar.

A Sofie segurou os palitos e se pôs a aproximá-los dos demais objetos, para ver se eles se atraíam ou não. Como os clipes eram mais levinhos, ela conseguia “pegá-los” com os palitos e achou muito divertido ver como eles se colavam um no outro.

Quando ela percebeu que o colar de pérolas tinha um ímã na ponta, dispensou o palito e iniciou uma pescaria usando o colar como vara. Aproximava a pontinha dele dos objetos e tentava puxá-los. Alguns, como os ímãs de geladeira, eram muito pesados e ela não conseguia ergui-los. Mas também achava graça quando eles caíam no chão (e a gente morrendo de medo de quebrá-los. rsrsrs).

Depois que testou tudo, a brincadeira se transformou. Sofie colocou o colar, a pulseira, a presilha e tudo o mais que conseguiu pendurar nela mesma. E assim ficou o resto do dia, toda feliz.