Não é fascinante ver as dançarinas de flamenco, com suas saias rodadas, batendo com os pés no chão e estalando as castanholas entre os dedos ao ritmo da música? E que tal construir uma castanhola junto com seu filho? O resultado será, sem dúvida, música para os seus ouvidos!

Você vai precisar de um pedaço de papelão bem duro (nós utilizamos o papel paraná, mas também é possível aproveitar uma caixa de sapato), lápis, régua, tesoura, quatro tampinhas de alumínio, dois elásticos, cola quente, tinta guache e pincel.

1) Comece cortando dois retângulos no papel cartão, com medida de 25 cm por 7 cm.

passo-1

2) Pinte-os da maneira que preferir. Depois que o primeiro lado secar, pinte o outro lado. Repita o procedimento nos dois retângulos.

passo-2_1 passo-2_3

3) Depois que a tinta estiver bem seca, trace uma linha bem forte dividindo cada retângulo em dois. Quanto mais fundo for o seu vinco, mas fácil será para dobrar o cartão ao meio.

passo-3_1 passo-3_2

4) Use a cola quente para prender as tampinhas no centro de cada uma das duas metades do cartão. A parte oca das tampinhas deve ficar virada para baixo. Cole a primeira tampinha e dobre para localizar exatamente onde a outra deve ser colada. Lembre-se de que para a castanhola funcionar é preciso que as duas tampinhas batam uma na outra.

passo-4_1 passo-4_3

5) Passe um elástico por cada um dos lados da castanhola. Eles devem ficar relativamente firmes, então, caso os seus elásticos estejam frouxos, dê duas voltas ou troque por um menor. Dobre o cartão ao meio.

passo-5_1 passo-5_2

6) Pronto! Agora é só encaixar nas mãos (o dedão fica de um lado e os demais dedos, do outro) e começar o clec-clec.

passo-6_1 passo-6_2

A Sofie adorou perceber que era ela quem comandava o som (os olhinhos piscavam junto com as batidas das castanholas). E dias depois ainda estava brincando de fazer música com o seu novo instrumento.

2z6a7159-1 2z6a7163