Quando a criança aprende a contar, jogar dominó é uma maneira bem legal de aperfeiçoar essa habilidade. O nosso convite é para uma partida em família, tamanho família: com peças feitas com caixa de leite. A gente confessa: dá trabalho confeccioná-lo e leva um certo tempinho, mas até esse processo pode virar uma brincadeira.

Você vai precisar de:

_mg_0899

– 28 caixas de leite do mesmo tamanho e formato, bem lavadas e secas

– Jornal suficiente para encher as 28 embalagens

– Papel-espelho de duas cores (com um você vai embrulhar as caixas e, com o outro, fazer as bolinhas e a linha divisória das peças)

– Tesoura

– Durex e fita adesiva

– Papel contact (opcional, para dar mais durabilidade)

1) O primeiro passo é justamente o mais trabalhoso: encher as caixas de leite com bastante jornal. Quando achar que não cabe mais nada, enfie mais um! Quanto mais durinho ficar, mais resistente será seu dominó.

_mg_0900

2) Feche a caixa com fita adesiva. Se as embalagens não tiverem essa parte plástica por onde sai o leite (como as nossas tinham), será mais fácil e ficará mais quadradinho.

_mg_0908

3) Encape as caixas com a cor escolhida. É só embrulhar como se fosse um pacote de presente, fechando com durex.

_mg_0911 _mg_0914 _mg_0926

4) Usamos uma tampinha de garrafa para desenhar as bolinhas. Para não ter que cortar bolinha por bolinha (ninguém merece, né?), cortamos uma tira do papel e a dobramos em ziguezague, como uma sanfona. Desenhos uma bolinha e, assim, cortamos várias de uma vez. Outra opção é usar um furador redondo de tamanho adequado (com certeza bem mais rápido e as bolinhas ficarão mais perfeitas). Você vai precisar de 168 bolinhas. =O

_mg_0928 _mg_0934 _mg_0936-1 _mg_0938

5) Corte tirinhas bem finas no mesmo papel das bolinhas. Elas serão usadas para dividir as duas metades da peça (meça diretamente em uma das caixas antes de cortar).

_mg_0941_mg_0943

6) Depois é só colar as bolinhas e as tiras nas caixas. Uma dica é abrir qualquer imagem de dominó na internet e ir copiando as peças, para não cometer nenhum erro.

_mg_0956

Para aumentar a durabilidade do jogo, sugerimos encapar as peças com papel contact transparente. Outra opção é trocar o papel espelho por contact colorido. Embora bem mais caro, o acabamento fica mais bonito e resistente.

_mg_0959

Se tem dúvidas quanto às regras, clique aqui.

A sorte está lançada!