Crianças e bebês adoram um chocalho. E, se os pequenos participarem da confecção do instrumento, a brincadeira fica ainda mais divertida! Esse é facinho de fazer e ainda reaproveita um material que normalmente vai para o lixo: o tubinho de papelão do rolo de papel higiênico. E o mais legal é que, variando o grão, é possível obter sons bem diferentes.

Você vai precisar de:

– Tubos de papel higiênico (um por chocalho);

– Arroz (ou qualquer outra grão de sua preferência);

– Tintas guache e pincel;

– Grampeador;

– Cola branca.

1. Comece pintando os tubos com tinta guache. Deixe secar.

2. Depois que a tinta estiver bem seca, pinte por cima com a cola branca. Ela cria uma camada meio plástica e torna o chocalho muito mais resistente e durável. Essa etapa também pode ser realizada ao final do processo. Deixe secar bem.

3. Amasse uma das pontas do rolinho e feche com o grampeador. Posicione os grampos bem pertinho uns dos outros, para que os grãos de arroz não escapem pelos buraquinhos. Se não tiver grampeador, você pode fechar com fita adesiva (mas é menos seguro).

4. Despeje alguns punhados de arroz dentro do chocalho. Certifique-se de não enchido muito, para que o os grãos possam se movimentar e fazer barulho.

5. Grampeie a outra extremidade do rolinho no sentido oposto ao do primeiro. Eles devem ficar invertidos, como na imagem do chocalho laranja abaixo.

6. Os chocalhos estão prontos! Agora é só reunir a garotada e começar a fazer barulho por aí!