É verdade que a catapulta é uma máquina de guerra, destinada a lançar pedras ou outros projéteis sobre os inimigos durante um conflito. Mas, aqui no Limerique, até a catapulta pode se transformar em um brinquedo para lá de divertido. Quer aprender a construir uma catapulta do bem, para fazer uma competição de arremesso de bolinhas inofensivas com as crianças? Então comece a separar os materiais!

Você vai precisar de:

– Cola quente;

– 4 elásticos;

– 4 palitos de sorvete;

– 1 tampinha de garrafa pet;

– Papéis picados para fazer as bolinhas.

1. Junte dois palitos e prenda-os perto de uma das extremidades com um elástico. Dê quantas voltas forem necessárias até ficar bem firme. Repita o mesmo procedimento perto da outra extremidade.

2. Pegue os outros dois palitos e prenda-os com o elástico apenas em uma das extremidades. Encaixe-os nos outros dois palitos (que já estavam amarrados), enfiando os primeiros dentro destes, fixando bem perto da parte que foi fixada com o elástico, como nas fotos. Para não correr o risco de escapar, use o elástico restante para fixar os quatro palitos no ponto em que eles se encontram, fazendo alguns “Xs” até que fique bem firme. Ao final desta etapa, a catapulta estará assim:

3. Com a cola quente, fixe a tampinha de garrafa pet na ponta do palito superior, do lado oposto ao que está preso com o elástico.

4. A catapulta está pronta! Aí é só amassar os papéis para criar as bolinhas e iniciar os disparos.

 

Vocês podem fazer uma competição de quem arremessa as bolinhas mais longe ou simplesmente brincar de lançar as bolinhas sem parar.

E não é que funciona mesmo? =)