Essa é mais uma daquelas brincadeiras desafiantes, que faz as gargalhadas rolarem soltas. Superfácil e divertida, você não vai precisar de nenhum material, basta juntar uma criançada com bastante disposição para brincar. Para que fique ainda mais divertido, o ideal é que haja um grupo grande de crianças, entre doze e quinze, no mínimo.

Solicite às crianças que se agrupem em pequenos círculos de três a cinco em cada, de mãos dadas. Escolha, então, o círculo pegador. Ao seu sinal, ele deverá correr para tentar pegar os outros círculos, sem soltar as mãos, apenas encostando as mãos dadas em algum componente adversário. Os outros círculos, por sua vez, devem fugir do pegador, também sem soltar as mãos. E esse é o grande desafio da brincadeira e a garantia das gargalhadas: de mãos dadas em círculo, alguns têm de correr de frente, outros de costas, outros de lado… Só não vale soltar as mãos!

O círculo que for pego ou que soltar as mãos será o novo pegador. E a brincadeira continua enquanto houver fôlego. Ou seja: por muito tempo!