Essa brincadeira pode ser um jogo cooperativo ou um jogo competitivo, como você preferir. Para o jogo cooperativo, apenas duas crianças e um cabo de vassoura já garantem a diversão; já para o jogo competitivo serão necessárias, pelo menos, quatro crianças e dois cabos de vassoura (sempre um cabo de vassoura para cada duas crianças).

Organize as crianças em duplas, que deverão dar umas das mãos (um a direita, o outro a esquerda) e erguer a ponta de um dos pés (de preferência a do pé oposto à mão que está dada ao colega), deixando apenas o calcanhar apoiado no chão. Apoie o cabo de vassoura deitado sobre o peito dos pés das duas crianças que estão sustentados sobre o calcanhar. O desafio será a dupla se deslocar sem deixar o cabo de vassoura rolar e cair no chão.

Assim, temos um jogo cooperativo. Para transformar a brincadeira em um jogo competitivo, basta demarcar uma linha de largada e outra de chegada. Ao seu sinal, as duplas partem equilibrando o cabo da vassoura e ganha aquela que atravessar primeiro a linha de chegada. Só não vale derrubar o cabo.

Desafio pouco é bobagem! E os adultos também podem tentar equilibrar.