Uma ótima opção de brincadeira para desenvolver a concentração e agilidade das crianças. Mas temos de admitir que o grau de dificuldade também é alto! Nada que algumas rodadas não resolvam: elas com certeza vão aprender as regras rapidinho!

Para brincar, não é necessário nenhum material, apenas um grupo de, pelo menos, seis crianças, para ficar mais divertido.

Coloque as crianças alinhadas, lado a lado, em uma extremidade do ambiente. Selecione uma criança para ficar na extremidade oposta, de costas para as outras. Assim, e de olhos fechados, essa criança deverá gritar: “Batatinha frita 1, 2, 3”. Enquanto isso, as crianças da outra extremidade devem caminhar em direção à criança que está falando.

Quando terminar de dizer “Batatinha frita 1,2,3”, a criança deve se virar rapidamente, e as que estavam caminhando devem se transformar em estátuas. Quem gritou deve observar se há alguma criança se mexendo. Se alguém se mexer, tem de voltar para a extremidade de onde começou.

O jogo recomeça da mesma maneira: a mesma criança volta a se virar de costas e grita novamente “Batatinha frita 1, 2, 3”; enquanto o grupo continua a caminhar em direção a ela. A brincadeira segue assim até que alguém encoste na criança que está de costas. Quem conseguir troca de lugar com a criança que estava de costas, e assume a função de gritar “Batatinha frita 1, 2, 3”, enquanto a outra une-se ao grupo na extremidade oposta, para recomeçar a brincadeira.

Agora a pergunta que não quer calar: por que essa brincadeira se chama “Batatinha frita 1, 2, 3”??? A gente não faz a menor ideia!!! Mas que é divertido, isso é!