Desde muito pequenas (desde bebês!), as crianças conhecem o mundo por meio de suas investigações. Essas experiências despertam sensações, que se transformam em novas descobertas. Foi isso que pudemos perceber através dessa brincadeira.

Convidamos o Rafa a explorar cinco vasilhas com elementos comestíveis de diferentes texturas e aromas. Assim, ele podia experimentar o que quisesse, no sentido literal do termo. Escolhemos sagu (preparado sem vinho), macarrão cozido, chá de hortelã (preparado com a própria folhinha), farinha de trigo e farinha de milho. Você pode preparar com os itens que tiver em casa: outros tipos de farinha, gelatina, legume batido, ou o que quiser.

_mg_0257a_46

_mg_0257a_61

E então partimos para a investiga… ação! O Rafa, com os olhinhos curiosos, primeiramente observou cada uma das vasilhas. Depois começou a encostar as pontinhas dos dedos. Ao tocar na farinha de milho, recuou rapidamente. O que o encorajou a mergulhar a mão no chá de hortelã foi a imensa curiosidade em relação à folhinha que estava lá dentro. Aí, começou a bagunça… Mexe e remexe nas vasilhas, era macarrão no sagu, sagu no macarrão, folhinha de hortelão no macarrão, macarrão na mão e macarrão na boca! Sim, ele adorou a sensação de colocar o macarrão na boca!

_mg_0257a_55

_mg_0257a_70

Ficou preocupado com a bagunça? É só forrar o chão com um plástico ou uma toalha plástica. Depois, fica facinho de organizar tudo. Agora não tem mais desculpa, hein?!

_mg_0257a_74